No Centro de Cultura Urbana, el J. promove a criatividade e liberade intelectual e artística baseado na convicção de que a criatividade representa um processo importante no desenvolvimento pessoal de cada pessoa.

O centro oferece um espaço em que as ideias novas e inovativas sejam bem-vindas e em que os jovens trocam experiências, reflectem, aprendem e creçam. Além de cursos na área de arte visual e de cinemas semanais, el J. participa em eventos culturais como no carnaval e organiza eventos específicos e unicos como uma competição de street-dance e noites com temas educativos.

MODA

el J. através de vários eventos promove a moda como forma individual, símbolo de criatividade e maneira expressiva da sua individualidade. Num evento (Out 2014)focalizamos na arte de cabelo como expressão da criatividade das mulheres.

 

 

 

STREET DANCE BATTLE

el J. realizou o street dance battle como forma de promover pela primeira vez na nossa cidade o streetdance de uma maneira educacional usando a criatividade e as histórias das ruas como inspiração, unindo os diferentes grupos de dança existentes na nossa cidade mostrando talentos e os valores da cultura urbana em forma de desafio.
Este evento foi realizado no dia 19/12/2015, no pavilhão desportivo em Pemba Cabo Delgado.

 

 

CARNAVAL DA BAIA DE PEMBA

O carnaval é a maior festa publica para jovens na cidade de Pemba. , demostrando as diversidades culturais em forma de danças e criatividades. No ano 2016 este evento, participaram 20 grupos culturais de diferentes bairros da cidade de Pemba e a el J. Usou este evento para promover uma cultura de paz num momento de conflito e crise neste pais. (2016)

 

ARTES PLASTICAS

Nos cursos de arte, el J. pretende dar um espaço para valorizar e promover a criatividade para crianças e jovens. As aulas foram dados por um artista local, Nelson Colete. (2013/14)

NOITE DOS NAMORADOS

Este evento é referente ao dia 14 de fevereiro (dia de são Valentim) e el J. organiza estas noites dos namorados ao longo dos últimos anos com o objectivo de ajudar os jovens de Pemba a perceberem o real significativo do amor. Além de temas discutidos em torno do tema de amor, tal como prevenção, fidelidade, etc. foram convidados músicos e produtores de vários bairros da cidade de Pemba.

 

VIVA COM AGUA

A organização não- governamental Viva com agua Suiça promoveu um intercambio cultural entre artistas da Suiça e de Moçambique que ao longo dum Festival trocaram experiências na área de arte plástica, musica e moda, acumulando num grande festival numa praça publica de Pemba.  el J. apoiou na organização e participou com ideias e artistas

Neste projecto trabalhamos com os artistas SHOT BKnackeboul e Queenkong.

MANINGUE NICE

No  projecto Maningue Nice 2014 realizou-se um workshop na área de estalísmo para jovens interessados em que aprenderam a criar acessórios e cenários, apresentando a moda no final num desfile numa praça publico e num foto-shooting profissional. o projecto foi realizado em colaboração com a Designer Josina Schiff_AHOIAHOI_Suiça

 

CINEMA

Através de projeção semanal de filmes criativos, construtivos, refletivos el J. pretende animar os jovens a refletir sobre aspectos da vida, estimular o pensamento, alargar a perspectiva e divertir se duma forma positiva.
Assim CINE traz uma novidade para os jovens de Pemba uma vez que os espaços para tal são escaços. Desta feita CINE oferece um ambiente seguro e aberto onde os jovens ficam longe dos vicios.
Pretende se mostrar filmes nacionais assim como internacionais; filmes educativos, de entrendimento e documentários.
Escolhemos filmes em português e inglês com finalidade de apiar a melhorar o domínio das duas línguas úteis para os jovens.