TXUNA FUTURO- so mais um curso?

Não, este curso só existe aqui. Este curso representa uma oportunidade única. Este curso não rouba tempo, mas faz ganhar o futuro. O curso e especial, bem desenhado, adaptado a nossa realidade e compacto prepare o jovem ao seu futuro profissional através duma combinação de disciplinas especificas e práticas e orientadas a realidade laboral.

O curso pode ser entendido como um programa complementar ao sistema escolar regular, como um ponto de passagem, uma etapa complementar e adicional, um caminho inovador entre o sistema formal de ensino académico, normalmente de má qualidade, por um lado, e a entrada na formação profissional e na carreira profissional, por outro.


Porque mais um curso?
Os jovens de Pemba necessitam de orientações sobre os seus caminhos para as suas carreiras profissionais, nas escolhas que fazem e nas questões gerais de vida e cidadania para crescer como cidadãos responsáveis e capazes.

Para quem é este curso? Como ponto de ligação entre o ensino secundário e o caminho profissional, o centro de formação de jovens centra-se nos estudantes que frequentam os 2 últimos anos do ensino secundário e aqueles que estão interessados ​​no desenvolvimento pessoal e profissional..

Como trabalhamos?: Para um desenvolvimento sustentável de uma mão-de-obra local jovem é necessário ter em conta a base cultural e educacional dos jovens e estabelecer uma forma realista de integração no mercado de trabalho local, o que exige uma abordagem mais ampla, holística e inovadora do que apenas o estabelecimento de centros de capacitação técnica e vocacional. Esta abordagem holística concentra-se em habilidades para desenvolver motivação, valores, informações, habilidades para fazer suas próprias escolhas e decisões, habilidades de cidadania e capacidades empreendedoras.

Qual e o objectivo do Curso?: Fornecer uma formação de capacidades relacionadas ao contexto e de género, através de um centro de formação de jovens, para os jovens locais prepará-los para treinamentos profissionais, empreendedorismo ou para o mercado de trabalho.

  • Permitir que os jovens de Cabo Delgado participem ativamente nos actuais e futuros desenvolvimentos através do acesso à informação e às competências empresariais;
  • Capacitar o grupo-alvo a tomar decisões adequadas sobre sua futura carreira profissional por meio do treinamento de habilidades de vida;
  • Preparar os jovens para treinamentos profissionais e operadoras através de cursos específicos de preparação para o trabalho


Onde que funciona o curso?

El J. desenhou o curso com especialistas profissionais e oferece o curso em colaboração co a EIP, CPRD, INEFP. O local de funcionamento varia dependente do modulo.

A área piloto do curso e cidade de Pemba, na área prioritária para a futura indústria de petróleo e gás com potencial de expansão para qualquer outro local onde necessário e contexto económico e social semelhante.

O que mais o curso promove? O centro não só funcionará como uma unidade de formação, mas também um espaço aberto onde os jovens poderão desenvolver ideias, trocar experiências, estabelecer contactos com as instituições e ter acesso à informação. Pretende-se ser um ponto de encontro para a geração jovem interessada, com espaço para a criatividade e desenvolvimento pessoal e profissional. O design do centro será adaptado a estas necessidades e os requisitos culturais, bem como sociais para a sua funcionalidade. Para este acesso aos PCs e internet é crucial.

 

OS CURSOS

Curso área 1: Habilidade de Vida

Concentrando-se na construção da capacidade do aluno de pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação eficaz e boa, educação cívica em valores humanos e cidadania, bem como relações intersociais e intercultural;

Curso área 2: Preparação a vida de trabalho

Este programa prepara os participantes para a carreira profissional concreta, oferecendo cursos intensivos em diversas áreas relacionadas com o trabalho, tais como: entrevistas, currículo, ética no local de trabalho, conhecimentos básicos de saúde e segurança, conhecimentos básicos de direito do trabalho e cursos de línguas (Inglês e Português) ) E habilidades básicas de TI.

Curso área 3: Empreendedorismo

Como um dos princípios principais e um motor da economia, este sector fornece técnicas que ajudam a criar negócios próprios e desenvolver o senso de negócio e autoemprego (contabilidade, cálculo de custos, preços, demonstrações financeiras, registros comerciais e relatórios, business plan…).

Curso área 4: Acesso a informação

é crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional das comunidades. O centro fornecerá informações contínuas sobre o mercado local, as empresas e seus requisitos, os processos econômicos, sociais e políticos relativos à exploração de gás, direitos humanos, questões ambientais e temas centrados na juventude e exploração de carreira (informações sobre carreiras e educação, Tipos de indústrias e sectores, habilidades e caminhos importantes).

 

Cada área contribuirá para um desenvolvimento profissional saudável e sustentável dos estudantes do sexo feminino e do sexo masculino. As áreas estão interligadas e funcionam como um sistema modular em que o aluno irá escolher diferentes seminários em cada área para completar um módulo inteiro. Um currículo detalhado está em processo.

Em geral, os programas incluem palestras, discussões e exercícios de role-playing, apoiados por material didático (vídeos, gráficos etc.).

Todos os cursos pretendem desenvolver a personalidade do participante do curso, visando maior responsabilidade, conscientização dos assuntos atuais, autoestima, autogestão e integridade, espírito de equipe, habilidades de liderança, compreensão cultural e habilidades interpessoais.

Além disso, o centro irá introduzir colocação de trabalho, incluindo aconselhamento de carreira, orientação como encontrar a profissão certa, suporte de recrutamento, serviços de desenvolvimento de negócios, todos os aspectos que podem fazer uma contribuição importante para uma transição bem sucedida entre escola, formação e mercado de trabalho.